quarta-feira, 10 de junho de 2009

Bicarbonato de Sódio

Vou começar com algumas dicas bem simples, de um produto que dá para limpar várias coisas. Quem conhece o bicarbonato de sódio?

Penso que o uso mais conhecido deste produto é o uso culinário, costuma-se usar para lavar verduras, frutas e legumes, há estudos que indicam que elimina até 90% dos residuos quimicos. Primeiro lavar as verduras com agua corrente, depois num recipiente deixar as verduras de molho durante cerca de 3 minutos numa solução de agua com vinagre (duas colheres de vinagre por cada litro de agua), de seguida lavar as verduras novamente e coloca-las de molho cerca de 30 minutos num recipiente com agua e o bicarbonato de sódio (1 colher de bicarbonato por cada litro de água), por fim retirar as verduras e passar por agua abundante.

O Bicarbonato de sódio tambem serve para fazer crescer os bolos, biscoitos e todas as massas, usando uma pitada junto com o fermento, pois faz com que a massa fique mais leve.

Pode ser usado como branqueador de dentes, colocar um pouco por cima do dentrifico na altura de escovar os dentes. Usar tambem uma colher de café em meio copo de agua e bocejar na altura da lavagem dos dentes, além de branquear ajuda a combater as cáries e as aftas.

Como antiácido para aliviar as dores de estomago: Dissolver 1 colher de café num copo de água e tomar cerca de 30 minutos antes das refeições, para neutralizar o excesso de secreção gástrica no estômago. Não se deve usar juntamente com dietas à base de leite pois existe a possibilidade de ocorrer o síndrome leite-alcalino e uma alcalose metabólica.

Limpar e remover os odores do nosso Frigorífico: Este produto é um excelente 'Limpa Frigoríficos'. Limpa todo o Frigorifico (parte do frio e do congelador) e as gavetas tambem. Fazer uma mistura de meio litro de agua morna com 1 colher de sopa de bicarbonato. Lavar bem todo o frigorifico com um paninho embebido nesta mistura e no final secar com um pano seco. Esta mistura além de remover toda a sujidade tambem elimina os maus odores.

Limpeza de utensilios ou electrodomésticos em inox: Fazer uma mistura com o bicarbonato e alcool etilico até fazer um genero de uma pasta. Aplicar esta pasta com um pano macio sempre com movimentos suaves, tendo em atenção o veio do inox, nunca esfregar em forma circular ou no sentido contrário ao veio do inox pois isso pode riscar o inox. Depois desta pasta aplicada retirar com bastante agua e passar no fim com um pano seco e macio. Para limpar pequenos utensilios fazer uma mistura de 1 litro de agua com uma colher de sopa do bicarbonato e lavar todos os utensilios nesta agua.

Para limpar panelas queimadas: Se deixou agarrar comida ao fundo do tacho e está difícil de despegar encha a panela com agua e misture duas colheres de sopa do bicarbonado de sódio. Coloque ao lume a ferver até despegar os restos de comida, retire do lume deixe arrefecer e depois lavar normalmente.

Para retirar manchas do interior das chavenas de café ou chá: Passar com um pano humido e bicarbonado de sódio, depois é só passar por água.

Para limpar esponjas usadas, encharque-as durante a noite numa solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com uma chávena de água.

Para retirar maus odores e remover manchas em tigelas e em utensílios de madeira faça uma solução de bicarbonato de sódio com água.

Para retirar manchas amareladas dos Tecidos: Ferver cerca de 1 hora o tecido (algodão e linho) numa panela com agua, sal de cozinha e bicarbonato de sódio.

Para remover a corrosão da bateria: Esfregue os terminais da bateria com uma solução de agua com bicarbonado de sódio. Por fim aplique vaselina sólida.

Desentupir a canalização do lava loiças: Deitar no cano meia chávena de bicarbonato e de seguida uma chávena de vinagre.

Retirar odores de Tapetes e Carpetes: Pulverizar a carpete com bicarbonato de sódio e aspirar de seguida.

Retirar manchas de utensilios de plástico: Fazer uma mistura de bicarbonato e sumo de limão e esfregar nos utensilios até retirar as manchas.

Para lavar lava loiça em inox, esfregue o lava loiça com uma esponja humida com bicarbonato de sodio, depois de bem esfregado passar com agua abundante e secar com uma camurça.

Limpar o azeite de 1 galheteiro: Limpar com um pouco de água morna e bicarbonato de sódio e agitar, depois lavar normalmente.

Detergente Caseiro (Limpa tudo): 1 colher de sopa de Borato de sódio; 1 colher sopa de bicarbonato de sódio; 2 colheres de sopa de vinagre; 1 colher de sopa de detergente da loiça; 2 chávenas de água quente; Misturar todos estes produtos e guardar num frasco com pulverizador. Atenção: Sempre que usar o produto calce umas luvas.

1 comentário:

  1. Aprendi imenso ao ler o teu texto sobre o bicarbonato.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar