sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Poupar em Detergentes para a Máquina de Lavar Roupa

Ao contrário das antigas máquinas de lavar roupa, que gastavam bastantes litros de água e faziam sempre programas enormes com diverso enxaguamentos, as máquinas hoje em dia trabalham com pouca água e oferecem um número de programas bastante mais extenso, sendo que temos programas para roupa pouco suja com cerca de 30 minutos.

O uso de detergente em pó deve ser feito somente em programas longos, de preferência com pré-lavagem e usando no final um exaguamento extra, mas o preferível até seria usar somente o detergente liquido.

Quando lavamos a roupa na nossa máquina, normalmente usamos o doseador que vem junto com a embalagem de detergente e o que fazemos a maioria das vezes? Enchemos o doseador e aí vai ele para dentro da nossa máquina. Nada mais errado de se fazer! Se olharmos para a embalagem, muitas marcas de detergente recomendam o máximo de 100ml. Se o programa não for muito longo, aconselho o máximo de 50ml, o doseador que acompanha o detergente tem cerca de 250ml, pois é, 5 vezes mais do que seria desejado. Quem pensa que lava melhor assim, engana-se, o que acontece é que quando se usa demasiado detergente este vai à nódoa mas depois não tem água suficiente para sair, logo ficamos lá com a nódoa e o detergente. A roupa sai da máquina com as mesmas nódoas com que entrou e com restos de detergente agarrados. Se a roupa até nem tinha nódoas, por vezes nem nos conseguimos aperceber que ela tem restos de detergente e acabamos por seca-la, passa-la e usa-la, o que nem é bom para a boa conservação da roupa nem para a nossa pele, pois os detergentes são agressivos. Quando colocamos detergente em pó em excesso até se vê o pó no chão quando tiramos a roupa da máquina e se a roupa for escura fica com manchas claras dificeis de sair. Se gosta de usar detergente em pó use-o só em tecidos resistentes, por exemplo lençois, que podem ser lavados em programas extensos com temperaturas elevadas, porque tambem não é muito bom utilizar o pó a frio ou baixa temperatura, pois ele não dissolve tão bem.

Usando estas dicas vai ver que poupa uns euros em detergente, a sua embalagem vai durar muito mais tempo e também polui menos a água. A sua carteira agradece e o ambiente tambem.



1 comentário:

  1. Não fazia ideia das quantidades que eram aconselháveis e, tal como a maioria, encho sempre o doseador. Já percebi que ando a desperdiçar detergente e a ficar com a roupa mal lavada na mesma, talvez.

    ResponderEliminar